ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRO VELHO
GABINETE DO PREFEITO


ANEXO A PORTARIA N° 164/2020 GAB, DE 13 DE MAIO DE 2020

CNPJ nº 06.089.982.0001-16 – Código do INEP 2409803

Telefone: (84) 3247-2538 – E-mail: semecdpv@yahoo.com.br

 

PLANO DE APLICAÇÃO DE AULAS REMOTAS

(PAAR)

 

Pedro Velho/RN

Maio/2020

 

Equipe da SEME

Suely Martins Tavares Cabral – Secretária Municipal de Educação

Claudia Suely Martins – Secretária Adjunta de Educação

Adriana Kelly Paulo Dantas de Azevedo

Carlos Magno Coelho Alves

Cássia Máximo de Oliveira

Iraci de Sena

Júlia Paula e Silva

Luciana Joaquim da Silva

Maria de Fátima Jorge de Carvalho Santiago

Maria do Socorro Vieira

 

“Usar recursos digitais não é garantia de aprendizagem. A tecnologia é mais uma ferramenta, que precisa do talento do professor , interesse do aluno e o acompanhamento da família!”

Rogério Joaquim

 

1 APRESENTAÇÃO/FUNDAMENTAÇÃO

Conforme a Lei Federal de nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que trata sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID- 19 (novo Coronavírus), e o Decreto Estadual de nº 29.583/2020, datado de 1ºde abril de 2020, bem como o Decreto Municipal de nº 86/2020, de 03 de abril de 2020, que dispõe sobre a consolidação das medidas de saúde para oenfrentamento do COVID-19 no âmbito do município de Pedro Velho/RN, que em seu o Art. 10 determina a suspensão das atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública municipal e privada de ensino, no âmbito dos segmentos infantil, fundamental, médio, superior e profissionalizante. E de acordo com inciso 1º, alínea “E”, desse mesmo artigo, determina que a Secretaria Municipal de Educação deve adotar medidas visando à operacionalização de ensino à distância (aulas remotas).

Diante dos decretos em vigor, a Rede Municipal de Ensino de Pedro Velho/RN, após deliberação do Conselho Municipal de Educação, elaborou o presente Plano de Aplicação de Aulas Remotas (PAAR), com intuito de garantir ao discente o „distanciamento social‟ sem que haja comprometimento do processo de ensino/aprendizagem. O PAAR ocorrerá durante o período de suspensão das aulas regulares, contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Velho, e será aplicado por meio da Secretaria Municipal de Educação.

2 OBJETIVOS

– Geral:

– Minimizar os efeitos negativos da suspensão de aula, decorrente da PANDEMIA COVID-19, buscando reduzir o retrocesso cognitivo dos alunos;

– Específicos:

– Manter o vínculo família/escola;

– Manter o aluno ativo no processo de ensino/aprendizagem;

– Testar um novo paradigma no processo educacional;

– Dar continuidade as atividades escolares para garantia do calendário escolar, com persecução das 800 horas aulas;

– Mobilizar a comunidade escolar para realização das aulas remotas;

3 METODOLOGIAS

DISPOSIÇÕES GERAIS

As aulas deverão seguir, na medida do possível, o cronograma preestabelecido pela SEME, onde os profissionais da educação observarão a correspondência dos dias letivos a partir do dia 19/03/2020, considerando o horário de aula de cada escola e observando a carga horária mínima para cada componente curricular.

As aulas serão ministradas exclusivamente por meio remoto, onde o professor deverá elaborar o seu plano de aula, de forma que contemple todas as áreas de conhecimento, obedecendo ao turno no qual o aluno está matriculado. Para isso contará, além do apoio do Coordenador, com o apoio de um Curador que o auxiliará na preparação das aulas. O registro da frequência dos alunos poderá ocorrer de várias formas, contanto que o professor encaminhe para a escola o Formulário (Anexo I) devidamente preenchido, para que se possa aferir a participação dos alunos ao patamar mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) para o segmento o ensino fundamental e EJA, e de 60% (sessenta por cento) para o ensino infantil, conforme legislação vigente.

Quinzenalmente, a Coordenação Escolar encaminhará para SEME o Relatório Circunstanciado evidenciando a aplicação do PAAR no âmbito de sua escola e destacando as intercorrências, sobretudo aquelas que dizem respeito aos alunos com necessidades especiais e/ou vulnerabilidade social.

Ressalta-se que o referido PAAR contempla até o dia 28/05/2020, considerando que as aulas já estão suspensas até o dia 31 de maio; contudo, a SEME estará em alerta e divulgará, em tempo hábil, um novo calendário de dias letivos.

Abaixo, seguirá, para cada segmento de ensino, orientações gerais visando o desenvolvimento do trabalho pedagógico, que deverá ser seguido sem, contudo limitar a criatividade do professor na sua área de atuação.

3.1 ENSINO INFANTIL

 

QUE FAZER? COMO FAZER? QUANDO

FAZER?

RESPONSÁVEL
Levantamento de quantas famílias possui acesso à Internet e através de qual instrumento. Pesquisar na escola, em fichas de matrículas, na comunidade ou outros meios. imediatamente Gestor, Coordenador e Professor
Criar grupos de WhatsApp por turmas. imediatamente Professor
Elaborar o planejamento e inserir no I- Educar. Pesquisar e organizar um planejamento quinzenal. Na primeira semana da implantação e a cada 15 dias. Professor e Coordenador
Preparar as aulas. Gravar e/ou pesquisar vídeos e/ou áudios explicativos e/ou fazer as atividades para imprimir. Sempre que necessário. Professor
Disponibilizar as aulas. Repassar as aulas para as famílias através de aplicativos de mensagens (vídeos, áudios ou outros) e enviar as atividades ou pelo aplicativo ou impressas. Serão feitas orientações aos pais referentes a: Rotina da criança durante o isolamento social, conversar sobre o Covid-19, experiências com leitura e escrita, experiências com jogos, experiências com o conhecimento natural e social, experiências com artes visuais, experiências com música, experiências com jogos digitais, experiências com filmes. Na primeira semana da implantação e cada 15 dias Professor
Feedback entre professor e aluno. Através de trocas de mensagens para tirar dúvidas e da entrega das atividades impressas, foto ou vídeos enviados ao professor. Durante o processo Professores e alunos
Organizar o instrumento de monitoramento e acompanhamento de realização das atividades Preencher, com os nomes dos alunos e por turma o instrumento em anexo, e disponibilizar para os professores. Durante o processo Secretários escolar
Monitorar e acompanhar a realização das atividades. Preencher o formulário com a atividade enviada, a data e a participação dos alunos. A cada atividade Professor

 

3.2 ENSINO FUNDAMENTAL I

 

O que ? Como ? Quando? Responsável ? Aonde ?
Formar grupos de whatsApp; Fazer levantamento de contatos dos pais e/ou responsáveis Até o dia 13/05/2020 Professor *-*
Planejar aulas remotas partindo do que já foi trabalhado, como forma de retomada de conteúdos; Virtual: Aulas explicativas;

Leitura deleite; Narração de história; Orientações de atividades do livro didático. Impressa: Elaborar atividades a serem entregues aos alunos.

Aulas remotas terão início a partir do dia 14/05/2020. Professor e Equipe de Coordenação (Curadores) *-*
Fazer o registro no IEducar; Via acesso do sistema Ao término de cada planejamento Professor Em casa
Acompanhamento, orientação e monitoramento das aulas remotas; Via sistema IEducar e o Relatório Circunstanciado A cada 15 dias Coordenação da Escola e Equipe da SEME Em Casa
Registrar a freqüência do aluno por meio do feedback, que pode ser por meio de registro fotográfico das atividades orientada pelo professor e/ou entrega de atividades impressas. Ao término de cada aula Professor *-*

 

3.3 ENSINO FUNDAMENTAL II

 

O quê fazer? Como fazer? Quando? Quem?
Criar grupos de WhatsApp por turmas; Pesquisar o contato de todos os alunos, através dos fichas de matrícula ou outros meios Imediatamente Gestor e Coordenador
Elaborar o planejamento e inserir no IEducar; Pesquisar e organizar um planejamento quinzenal Na primeira semana da implantação e cada 15 dias Professor e Coordenador
Preparar as aulas Gravar ou pesquisar vídeos e/ou áudios explicativos, e/ou organizar as atividades para imprimir e encaminhar para os alunos que não dispõe de internet Sempre que necessário Professor, coordenador e secretário escolar
Criar um cronograma específico para a postagem das atividades considerando a carga horária dos componentes curriculares e o cronograma de correspondência Aulas Remotas X Horário de Aulas Considerar a carga horária de cada componente curricular e o horário das aulas, observando o Cronograma de correspondência Aulas Remotas X Horário de Aulas Imediatamente Gestor e Coordenador
Disponibilizar as aulas no grupo da turma, considerando o cronograma Através do WhatsApp Na primeira semana da implantação e cada 15 dias Professor
Feedback entre professores e alunos Através de trocas de mensagens para tirar dúvidas e da entrega das atividades impressas, fotos ou vídeos enviados ao professor Durante todo o processo Professor e Aluno
Organizar o instrumento de monitoramento e acompanhamento das atividades Preencher com os nomes dos alunos por turma, o instrumento em anexo, e disponibilizar para os professores Durante todo o processo Secretário Escolar
Monitorar e acompanhar a realização das atividades Preencher o formulário com a atividade enviada, a data e a participação dos alunos. A cada atividade Professor

 

3.4 EJA

 

O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Responsável? Local ?
Formar um grupo de WhatsApp; Virtual: Conseguir os contatos de todos os alunos com acesso a internet; Até o dia

13/05/20

Professor e Equipe Pedagógica da Escola *-*
Planejar as aulas remotas a partir do que já foi trabalhado no 1° bimestre; Aulas explicativas por meio de vídeos-aula;

Impresso:

Uso do livro didático;

Elaborar atividades a serem entregues; Leitura deleite; Orientações de atividades do livro didático;

Sempre Que necessário e anterior a execução das aulas. Professor Com auxílio da Coordenação (Curador) As Atividades serão realizadas em casa e depois recolhidas pelo professor, como também podendo ser devolvidas ao professor via aplicativo (fotos);
Registrar o planejamento no Sistema IEducar Via sistema IEducar Professor Internet
Repassar as atividades para os alunos via internet também atividades impressas; Por meio impresso e por meio virtual Dias letivos Professor, Escolas e SEME *-*
Acompanhamento, orientação e monitoramento das aulas remotas; (Observar o cronograma da SEME correspondente aos dias (horas) de aulas remotas) Sistema IEducar, Formulário (Anexo I) e Relatório Circunstanciado A cada 15 dias Professor, Coordenação da Escola e SEME Internet

 

3.5 ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E VULNERABILIDADE SOCIAL

 

O que? Quem? Como? Quando?
Através da escola, identificar o número de alunos com necessidades especiais e vulnerabilidade social de acordo com cada segmento. Coordenação SEME Através de telefone, solicitar contato dos alunos ou responsável. Pegar lista de matrículas na secretaria da escola por turno Trabalho concomitante com a realização das aulas.
Orientar os pais ou responsáveis quanto às atividades remotas. Coordenação SEME Através de telefone, de forma presencial (reunião com um número reduzido de pais) ou através de folder. Trabalho concomitante com a realização das aulas.
Escolha do tema dentro do plano de aula.

Selecionar e preparar o material. Conteúdo complementar: atividades impressas

Coordenação SEME Via whatsapp ou email Trabalho concomitante com a realização das aulas.
Atividades impressas direcionadas às escolas para pais ou responsáveis recolherem e devolverem na data determinada. Coordenação SEME Orientação ao professor do aluno com NEE e/ou vulnerabilidade social Trabalho concomitante com a realização das aulas.
Apoio psicológico aos alunos com NEE e vulnerabilidade social e familiares. Parceria com NASF Virtual De acordo com a necessidade.

 

4 CRONOGRAMA

4.1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

22/04/2020 Reunião com equipe técnica da SEME para responder questionários da UNDIME
29/04/2020 Reunião com o CME para deliberação sobre a utilização de aulas remotas no período de suspensão de aulas, em virtude da PANDEMIA COVID-19.
30/04/2020 Elaboração do PAAR Equipe da SEME
04/05/2020
Dia 04/05/2020 Reunião para apresentação do plano de APLICAÇÃO de aulas remotas

Público alvo: Equipe técnica da SEME

Dia 06/05/2020

Às 08h30

Reunião com CME para apresentação do plano de implementação de aulas remotas
Dia 07/05/2020

Às 09h

Reunião da equipe técnica da SEME com os diretores, administradores, coordenadores e supervisores para apresentação do PAAR.
Dia 08/05/2020 Reunião Coordenação da SEME e Curadores
Dia 14/05/2020 Dia “D” – Início das aulas remotas

 

4.2. CRONOGRAMA DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE DIAS LETIVOS (CALENDÁRIO ESCOLAR) E AULAS REMOTAS

CORRESPONDÊNCIA DE DIAS X HORÁRIO ESCOLAR

 

DIA 19/03/2020 14/05/2020
DIA 20/03/2020 19/05/2020
DIA 23/03/2020 21/05/2020
DIA 24/03/2020 26/05/2020
DIA 25/03/2020 28/05/2020

 

AVALIAÇÃO DO PAAR

– Relatório Circunstanciado (Escola -> SEME) – Ferramenta que visa trazer ao conhecimento da SEME as intercorrências na aplicação do PAAR

– Reunião Equipe Pedagógica da SEME

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso: 27/04/2020

BRASIL. Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 27/04/2020

Brasil. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022/2020/lei/L13979.htm. Acesso: 27/04/2020

Rio Grande do Norte. Brasil. Decreto nº 29.583, de 01 de abril de 2020. Consolida as medidas de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. Disponível em https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=392200. Acesso: 24/04/2020

Pedro Velho. Rio Grande do Norte. Brasil. Decreto nº 86/2020, de 03 de abril de 2020.

Consolida as medidas de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Pedro Velho/RN e dá outras providências. Disponível em: http://www.diariomunicipal.com.br/femurn. Acesso: 27/04/2020

 

7 ANEXOS

ANEXO I

MODELO DE FORMULÁRIO DE ACOMPNHAMENTO E MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS

ENSINO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL I e II, EJA

 

Nome da Escola:
Componente Curricular: (não obrigatório para o ensino infantil):
Professor:
Ano: Turma: Data:
Descrição da Atividade:
Realização da Atividade
Lista dos Alunos Sim Não Parcial
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
Observação:______________________________

 

EQUIPE DE COORDENADORES/CURADORES:

 

– Ensino Infantil:

– Iraci de Sena

– Juvanita Santos

– Luzia Teixeira

– Flávia Ribeiro

– Mônica Galvão

– Vera Lúcia Alves

 

– Ensino Fundamental I e EJA:

– Júlia Paula e Silva

– Luciana Joaquim

– Michele Faustino

– Fátima Jorge

– Simone Matias

– Cristiane Silva

 

– Ensino Fundamental II

– Fátima Jorge

– Helena Marques

– Janete Valentim

– Alciene Félix

– Andrea Regina Barros

– Andrea Alves

– Geonar Trindade

– Gilberto Carvalho

– Rosângela Fernandes

– Raquel Freire

 

– NEE e VULNERABILIDADE SOCIAL

– Socorro Vieira

– Adriana Dantas

– Cássia Máximo

 

ATRIBUIÇÕES:

 

COORDENADOR CURADOR DIRETOR SECRETÁRIO ESCOLAR
– Orientar os professores a elaborar as suas aulas especificamente para esse período e inserir no I-Educar

– Acompanhar o Planejamento de aulas no I- Educar

-Orientar aos professores o preenchimento da ficha de acompanhamen to e monitoramento das aulas

– Encaminhar a ficha para o diretor fazer o Relatório Circunstanciado

.

– Auxiliar o Coordenado reo professor Na construção de aulas em formato digital. Ex.: Vídeosno youtube, atividades nogooglefor ms, e outras que achar Necessário e atividades para serem impressas e enviadas aos alunos – Auxiliar o Coordenador na orientação dos professores;

-Orientar os secretários na organização dos formulários de acompanham ento e monitoramento o das aulas.

(ANEXO)

– Redigir o Relatório Circunstancia do

– Atualizar as turmas no I-Educar

– Organizar o formulário de acompanhame nto e monitoramento das aulas.

(ANEXO);

– Imprimir as Atividades enviadas pelos professor

 

OBS.: O encaminhamento de atividades ficará sob a responsabilidade de cada escola para que vejam o meio mais viável dessas atividades chegarem aos alunos.

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